Gestão Emocional no Ambiente de Trabalho

Como o profissional de saúde, beleza e bem-estar pode estar mais preparado para auxiliar pacientes e clientes em relação a este desafio?

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Lidar com as emoções é uma questão importante para todos nós e o ambiente de trabalho é uma das situações mais exigentes quando o assunto é equilíbrio emocional. Não raro, os profissionais que lidam com universo humano em questões físicas, estéticas ou psicoemocionais, quase sempre se deparam com pacientes ou clientes que estão enfrentando este desafio em maior ou menor grau. Por isso, é necessário conhecer um pouco mais sobre este tema e práticas que possam auxiliar o outro na busca pelo bem-estar integral.

Normalmente as queixas mais comuns de quem chega à sala de atendimento com este problema costumam se concentrar em temas como estresse, baixa autoestima, perda de viço e vitalidade, dores, cansaço, tensão corporal, irritabilidade e problemas com a disposição física e mental.

O assunto é muito amplo e, para cada profissional, um viés diferente pode ser adotado. Um atendimento humanizado em um cabeleireiro, por exemplo, pode agregar práticas relaxantes e óleos essenciais específicos que ajudarão a tornar a experiência no salão muito mais completa, prazerosa e integral; promovendo efeitos que vão além da melhora da aparência, mas interferem nas emoções e na disposição do cliente como um todo.

Fica fácil compreender, desta forma, como profissionais de diversas áreas podem oferecer muito mais que um atendimento convencional, mas proporcionar um verdadeiro momento de cuidado com outro ser humano. Uma experiência significativa, que irá somar na qualidade de vida de quem optou pelo serviço.

Como o profissional pode ajudar?

Primeiramente, é preciso ter em mente que nenhum sintoma que seu cliente apresenta é isolado. Uma preocupação mental pode levar a uma tensão física e no desgaste do corpo como um todo, incluindo pele, cabelos, unhas, imunidade e etc.

Compreendendo que o problema apresentado ao profissional pode fazer parte de uma cadeia maior de sintomas e situações, o profissional pode e deve aprender cada vez mais sobre os aspectos integrativos que fazem parte de seu universo de atuação e integrá-los a uma rotina de cuidados mais ampla e, também, mercadologicamente mais valorizada pelo cliente.

Para isso, os óleos essenciais e ativos naturais são grandes aliados e podem agir de forma preventiva, emergencial, pontual ou até mesmo em quadros crônicos, de forma terapêutica e complementar, com baixo risco na aplicação.

O tema merece especial destaque pois, além dos males que acarreta, pode gerar conflitos interpessoais e somatização de doenças. Nossa propostas é, portanto, demonstrar como executar essa gestão com óleos essenciais, construindo um ambiente de vida e trabalho com mais harmonia.

Se aproxime deste tema e abra as portas para novos conhecimentos integrativos que já estão disponíveis para toda uma gama de profissionais de saúde, beleza e bem-estar!

Dê este passo não perca nossa live no dia 11/10/23 às 20h00 com o Prof. Fernando Amaral, que abordará o tema “Gestão Emocional no Ambiente de Trabalho” nos canais @wnfacademy e @fernandoosmologo

Nos vemos lá!